Em comemoração aos 107 anos da fundação do Rotary International no último dia 23 de fevereiro, o companheiro Vadison Espinheira do Carmo fez a leitura na reunião de 24/08 com o tema
SER ROTARIANO citando a PROVA QUÁDRUPLA.
Uma lição de sabedoria e de como nos portamos à frente da instituição.
Vadison, nosso muito obrigado pelas palavras.
SER ROTARIANO
Dirijo-me em especial aos recém ingressados no nosso clube.
Antes de tudo, um rotariano deve conhecer o que é Rotary.
O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviço humanitário, fomentam um elevado padrão de ética, em todas as profissões, e ajudam a estabelecer a paz e boa vontade no mundo. É portanto um Clube que se fez de profissionais com propósitos determinados a concretizar o ideal de servir.
O Rotary foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, portanto ontem completou 107 anos de existência, sendo assim uma instituição secular, que como objetivo principal estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo empreendimento digno. É considerado como a primeira organização de clubes dedicados à prestação de serviços humanitários do mundo.
Contém atualmente no mundo, números de janeiro último, 34.247 clubes e 1.217.325 rotarianos; está presente em 216 países e regiões, com 533 distritos rotários; são 9046 Rotaractes Clubes, reunindo 208.058 rotaractianos, interessados em servir as suas comunidades, ampliar suas amizades e contatos profissionais e incrementar seu entendimento do mundo; 13.974 Interactes com 321.402 interactianos, sendo uma das metas a formação e criação de jovens com potenciais de liderança e com capacidade de se relacionar com pessoas no mundo.
No Brasil são 2.374 clubes, num total de 56.278 rotarianos em 38 distritos rotários; 697 Rotaractes Clubes com 16.031 rotaractianos; 786 Interaactes Clubes com 18.078 interactianos. O nosso Clube faz parte do Distrito 4.420.
Rotary é um Clube de servir que prega o companheirismo.
Eis em síntese o que é Rotary.
Com esses indicativos pode-se perfilar um ser rotariano.
A um rotariano é recomendável estar sempre motivado; comparecer às reuniões semanais, pois assim, estará vivenciando um agradável companheirismo; participar dos projetos de prestação de serviços do Clube; contribuir em todos os aspectos para o seu desenvolvimento no sentido de sempre fortalecer a sua organização.
Uma maneira saudável de demonstrar ser um rotariano é viver, sentir e pregar a Prova Quádrupla, composta de quatros princípios que ditam o comportamento do rotariano.
O primeiro: É A VERDADE ?
Para os rotarianos o desejado é: embora livres para afirmar ou negar, não temos o direito de falsear a verdade, pois temos compromisso com a verdade. Está na Bíblia: “Conhecerás a verdade e a verdade vos libertará.”
O segundo: É JUSTO PARA TODOS OS INTERESSADOS ?
Uma decisão, ou uma atitude, ou um gesto, ou um ato, pode ser tido como justo, se conforme ao direito e a razão.
O terceiro: CRIARÁ BOA VONTADE E MELHORES AMIZADES ?
BOA VONTADE é praticar o bem. É ser virtuoso, caritativo, que cumpre à risca seus deveres. “Como é bom ser bom” do inesquecível poeta santista Martins Fontes; “Quem é bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração” (Lucas 6,45 a). MELHORES AMIZADES – amizade é afeição recíproca entre duas ou mais pessoas; é ter boas relações; é dedicação; é estima.
O quarto: SERÁ BENÉFICO PARA TODOS OS INTERESSADOS ?
Ser BENÉFICO é o que faz bem, o que é salutar, ser favorável, ser bondoso.
E acrescento: ser rotariano é ter espírito de equipe, capacidade de desenvolver críticas construtivas e de evitar as destrutivas; autuação consciente e esclarecida de cidadão, no seio da comunidade, através do cumprimento dos seus deveres de cidadania.
Enfim, ser rotariano é sentir tudo isso.
Vadison Espinheira do CarmoSantos, 24 de fevereiro de 2012